Publicado em

Como armazenar orgânicos e evitar desperdícios

Consumir alimentos orgânicos vai além de ter acesso a produtos cultivados sem agrotóxicos. É respeitar a natureza, aceitar o que ela tem e pode nos oferecer e se esforçar para reduzir ao máximo o desperdício. Por isso, é essencial aprender a usar talos, cascas, ramas e sementes, além de manusear e armazenar corretamente os alimentos.

Nossas folhas são colhidas na véspera das entregas, pela manhã, antes do sol sair. Até chegarem à Leve Bem, são protegidas do vento e do calor. Aqui, são tratadas com carinho e atenção, para que a qualidade seja mantida até o momento em que nossos clientes abrem a caixa! Mas, apesar de todo nosso cuidado, somado ao cuidado do produtor… são folhas! E nossas dicas para que elas durem mais tempo são:

– Assim que abrir a caixa deixe as folhas com as raízes submersas em uma bacia com água. Em um dia de calor, se necessário deixe-as por algumas horas e coloque a bacia na geladeira. Ao sentir que elas estão firmes e vistosas novamente, é hora de lavar, secar e armazenar em um pote fechado. Coloque um guardanapo ou papel toalha no fundo do recipiente para que absorva qualquer umidade que possa existir. Guarde-as na geladeira!

verduras_revitalizacao

– As folhas mais externas de uma hortaliça geralmente são mais feias e machucadas, pois estão em contato com o solo e servem de proteção ao maço – tanto na terra quanto para o transporte na caixa. Descarte-as antes de higienizar a hortaliça.

– Aproveite cascas de ovos para fazer adubo natural, assim você reduz o lixo produzido e ainda deixa suas plantinhas mais saudáveis.
1) Junte uma boa quantidade de cascas (limpas e secas) e coloque num saco plástico.
2) Quebre um pouco com as mãos e depois despeje num liquidificador até virar um pó.
3) Armazene a farinha num pote
4) Use uma colher de café nos vasos pequenos e duas ou três nos maiores.
5) Alimente suas plantinhas a cada 40 dias.

casca-de-ovo_adubo

– Para acelerar o amadurecimento de frutas verdes,  embrulhe-as em papel, jornal ou saco preto e deixe dentro do forno (desligado!) de um dia para o outro ou até que estejam no ponto ideal para você.

– Não estranhe se receber algum alimento com terra: além de ser curto o tempo entre a colheita, montagem e entrega das cestas (o que já é bom), a terra ajuda a proteger o alimento. Sinal de frescor.

mandioquinha_terra

– Aproveite as cascas dos vegetais para fazer caldo de legumes. Podem ser utilizadas de cebola, cenoura, pepino e rabanete, por exemplo. Importante higienizar muito bem antes de utilizar.

 No lugar de irem para o lixo, aproveite também os talos, cascas e sementes em receitas:

casca_abobora

>> Casca da abóbora: pique grosseiramente, regue com azeite e leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até ficar tostadinho.

semente_abobora

>> Sementes de abóbora: coloque as sementes numa panela com água e leve ao fogo para que as fibras e pedaços de abóbora se soltem. Seque e espalhe sobre uma assadeira. Regue com azeite, tempere a gosto e leve ao forno até ficarem crocantes.

>> Folhas e ramas:

Podem ser usadas em caldos ou refogadas. As ramas da cenoura podem substituir o manjericão no molho pesto.

folhas_couve

>> Casca do abacaxi: lave, bata com água e depois coe, vira um suco riquíssimo em vitamina C.

>> Farofa com talos e folhas de brócolis: 

talos_brocolis

Refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Acrescente os talos e as folhas de brócolis bem picados e deixe apurar por 2 minutos. Adicione um pouco de água e cozinhe até amolecer os talos. Adicione sal e pimenta a gosto. Desligue o fogo e incorpore a farofa pronta. Misture bem e sirva em seguida.

>> Purê de talo de brócolis: 

Cozinhe os talos e as folhas de brócolis e bata no liquidificador. Reserve. Cozinhe as batatas e amasse-as. Reserve. Aqueça uma panela com azeite e doure o alho. Junte a mistura do liquidificador, a batata e mexa bem. Acrescente um pouco de leite (ou água) e mexa mais um pouco. Verifique o sal. Sirva quente.

>> Como reduzir a produção de lixo

>> Aprenda a fazer cosméticos caseiros