
MELÃO: Pressione a extremidade oposta à haste do melão; se ela ceder um pouco, está no ponto. Se estiver muito firme, ainda pode estar um pouco verde e, por isso, não será tão doce quanto um maduro.
ABACAXI: o primeiro sinal de que está pronto ser degustado é a cor: deve ficar com um dourado acastanhado, sem qualquer verde na base. Se permanecer em dúvida, puxe uma das folhas da coroa. Se sair com facilidade a fruta está madura.
ABACATE: às vezes demora para amadurecer e, quando amadurece, logo passa do ponto. Aperte-o suavemente para verificar se está firme e dê uma leve sacudida; se a semente estiver solta, ele está maduro. Neste caso, a casca lisa é melhor. Se a casca estiver áspera, ou com partes moles, pode ser que esteja passado. Outro truque é tirar o carocinho, que fica na ponta mais estreita. Se o buraquinho estiver amarelo, ainda não é hora. Se estiver verde, está perfeito. Caso esteja preto, já passou.
MANGA: Observe perto do cabinho. Quando está no ponto, a casca em volta dessa região fica levemente enrugada.
MELANCIA: Bata na lateral e preste atenção: se o som for oco, está madura.
Para acelerar o amadurecimento de frutas verdes, embrulhe-as em papel, jornal ou saco preto e deixe dentro do forno (desligado!) de um dia para o outro ou até que estejam no ponto ideal para você.