Reduzir o volume de lixo que produzimos deve ser uma preocupação constante e é sempre bom divulgar soluções e aprender pequenas dicas que podem fazer uma diferença enorme, maior do que imaginamos. É aquela coisa, se cada um fizer sua parte….
Um detalhe importante de mencionar. Além do esforço em reduzir ao máximo o desperdício de alimentos que não tem uma aparência perfeita, mas são ótimos para o consumo, nós sempre procuramos utilizar o mínimo de embalagem possível. Porém, alguns produtos, como frutas, precisam ser transportados até a casa dos nossos clientes em embalagens que garantam que tudo chegue bem, sem danos ao alimento.
Depois de divulgar nas nossas redes como as cápsulas de café vêm sobrecarregando os aterros sanitários, ficamos felizes em compartilhar iniciativas muito bacanas para reduzir o volume de lixo produzido.
Venda a granel
A rede Pão de Açúcar passou a vender cerca de 40 itens a granel como grãos, sementes, frutas secas e cereais. Os clientes podem levar a própria embalagem ou comprar potes de vidro que podem ser reutilizados. Por enquanto, a iniciativa está restrita à loja da Avenida Ricardo Jafet, em São Paulo, mas já é um ótimo começo. Veja mais detalhes aqui.
Menos 1 Lixo
A ideia é simples e eficaz: jogar menos coisa fora, no caso, copinhos plásticos. Você já parou pra pensar quantos copos descartáveis você utiliza em um ano? Ou quantos poderia deixar de jogar fora, após beber às vezes só um golinho de água? Pois é, a empresária Fernanda Cortez fez as contas e lançou o manifesto/projeto/desafio de carregar um copo “retratil” e reutilizável, que fica compacto, bem prático de carregar na bolsa ou mochila. Ele é produzido com materiais recicláveis, livre de BPA, metais pesados e ftalatos. Usando o copo 5 vezes por dia, durante 1 ano, você deixa de jogar no lixo cerca de 1.800 copos, que demorariam centenas de anos para se decompor. Mais informações no site do projeto. Para comprar, clique aqui.
Comida vencida com desconto
Na Dinamarca, uma ONG inaugurou um supermercado que só vende comida fora da validade, e com desconto, o Weefood. Os alimentos vendidos no local são doados por duas das maiores cadeias de supermercados do país e mercados locais. Leia mais aqui.