
A gente fala muito por aqui sobre os malefícios do consumo de alimentos produzidos com agrotóxico. Mas não podemos nos esquecer das substâncias químicas que entram em contato com o nosso corpo a cada passada de hidratante, sabonete ou desodorante. Assim como acontece com os rótulos dos alimentos industrializados, ao ler a lista de ingredientes dos produtos de higiene e beleza convencionais nos deparamos com aquela lista enorme e, na maioria das vezes, incompreensível. Qual impacto do uso contínuo na nossa saúde? Já parou para pensar a quantidade de lixo produzido em cada embalagem? Por que não produzir seus próprios cosméticos?
Não precisa ser radical e fabricar tudo em casa. Acreditamos que bom senso e equilíbrio são essenciais para quem quer levar uma vida saudável, mas será que não dá para reduzir um pouco o uso desses produtos? Assim como fazemos com a nossa alimentação, mesclando produtos in natura e industrializados, não podemos expandir a dinâmica para os de itens de beleza e higiene? Aqui vão algumas ideias para quem está interessado nesse consumo mais consciente.
> Produtos de limpeza naturais
> Aprenda a fazer uma hortinha em casa
Desodorante
Alergia na região da axila é bastante comum e o desodorante pode piorar muito a situação. A boa notícia é que existe uma receita caseira realmente eficiente – e muito mais barata, além de mais ecológica! – para substituir as versões industrializadas. A base é leite de magnésia, água e um óleo essencial. A idealizadora do Menos 1 Lixo, que falamos aqui na semana passada, testou e aprovou. E olha que ela, moradora do Rio de Janeiro, enfrenta altas temperaturas, hein! Confira aqui o relato dela.
Hidratante
Pegamos essa receita de hidrante corporal (para pele sensível e seca) num blog muito interessante, o Um Ano Sem Lixo, com o relato de uma garota que decidiu tentar parar de produzir lixo.
100g de manteiga de karité
100g de óleo de coco
100g de manteiga de cacau
100ml de óleo de amêndoas
1. Junte todas as manteigas e óleos num recipiente (prefira um de vidro).
2. Derreta tudo em banho maria até ficar uma mistura homogênea.
3. Coloque na geladeira por umas 5h ou até tudo endurecer.
4. Bata com a batedeira a mistura. Vai virar um creme branquinho muito bonito e macio (parecido com um chantilly, nham).
5. Guarde em potes de vidro.
Confira todo os detalhes aqui. Vale a pena passar um tempo navegando pelo blog e aprendendo um pouco com a experiência.
Coletor Menstrual
O absorvente externo demora cerca de 100 anos para se degradar na natureza e o interno, mais ou menos um ano. Que tal adotar o coletor menstrual, mais conhecido como copinho?
Para esse assunto, trazemos a informação do site Dr. Dráuzio Varella:
O coletor menstrual, também chamado de “copinho”, é um dispositivo usado para coletar o sangue menstrual. Ajustável ao corpo, oferece baixo risco de infecções, é hipoalergênico, econômico – custa de R$ 85,00 a R$ 150, 00 – e reutilizável, podendo durar de cinco a dez anos.
O pessoal do InsectaShoe também falou do assunto (leia aqui)