Publicado em

Diferença entre os tipos de ovos: orgânicos e caipiras

Os diversos tipos de ovos geram muitas dúvidas. Tanto o valor nutricional, que já foi amplamente contestado, como a maneira com que são produzidos. Vamos direto ao ponto: o ovo é um alimento completo. E nem todo ovo caipira é orgânico, mas todo ovo orgânico é necessariamente caipira. Veja abaixo a diferença de cada um:

Cor
A cor da casca não indica a forma como os ovos foram produzidos. É só uma questão genética e não influi na qualidade nutricional. Ao contrário do que muita gente acredita,  ovos orgânicos e caipiras podem sim ser brancos.

Ovos “de granja” ou convencionais
Apesar de algumas embalagens serem ilustradas com imagens de galinhas criadas soltas, elas ficam confinadas em ambiente iluminado artificialmente 24 horas por dia e forçadas artificialmente a botar mais ovos. Não andam, não ciscam, passam a vida toda num espaço minúsculo. Não raro, têm o bico cortado para evitar que, sob stress, biquem umas as outras. A ração das galinhas é basicamente soja e milho transgênicos. Além disso, recebem farinhas de origem animal que são basicamente subprodutos não comestíveis (ou seja, restos) originários de bovinos, aves e peixes.

Ovos caipiras
Os ovos caipiras são botados em ninhos cobertos por galinhas que vivem fora de gaiolas, ciscando, pulando e ensinando seus pintinhos a caçarem minhocas no solo livremente. Por legislação, a alimentação deve ser toda de origem vegetal e sem a pigmentação que costuma ser utilizada para acentuar a cor da gema artificialmente nas criações industriais. Elas também não devem tomar remédios ou antibióticos, mas podem fazê-lo ocasionalmente com supervisão veterinária.

Ovos Orgânicos
A principal diferença entre os ovos caipiras e os orgânicos é a alimentação: para produzir um ovo certificado como orgânico, a galinha deve receber uma alimentação 100% orgânica, sem agrotóxicos e fertilizantes. Remédios para crescimento e antibióticos também não são permitidos em nenhuma hipótese, garantindo que o ovo chegará no consumidor sem nenhum resíduo químico. Outra ponto importante a ser cumprido é o respeito ao comportamento natural e bem-estar da ave (são proibidos procedimentos como a debicagem e o confinamento em gaiolas). Para aprovação do selo orgânico, o produtor deve apresentar certificado emitido por uma entidade certificadora terceirizada que segue parâmetros ditados pelo Ministério da Agricultura.

Saiba mais sobre o valor nutricional dos ovos aqui

Fontes: Teia Orgânica e Nosso Mundo Orgânico