Publicado em Deixe um comentário

Galeria do Rock tem curso sobre horta urbana orgânica

Um pedacinho verde no meio do centro de São Paulo. É essa a visão que você tem ao entrar na cobertura da Galeria do Rock, um dos principais pontos turísticos da cidade. Nos andares debaixo, lojas destinadas a apreciadores e praticantes do rock’n roll e skateboard. Mais de 25 mil pessoas por dia passam pelo local. Lá em cima, no quinto andar, um espaço verde destoa da paisagem cinza de seus arredores.

Há muitos anos que a Galeria conta com um jardim em sua cobertura, mas foi só na metade do ano passado que ele começou a ser usado com um propósito: incentivar o consumo de alimentos orgânicos. O projeto Jardim do Rock surgiu da iniciativa de dois irmãos que nasceram e cresceram nesse ambiente: Marcone Vinicius, diretor administrativo da Galeria do Rock e Glauber Souza, diretor de marketing.

galeria_rock_verde2

Jardim do Rock trata-se de uma série de cursos que são disponibilizados no local sobre ecologia urbana e sustentabilidade. Até agora, existem dois cursos oferecidos: horta urbana + compostagem e apiário urbano. Ambos podem ser realizados por adultos ou crianças, duram cinco horas e custam R$ 160. “São três horas de teoria e duas de prática para o pessoal colocar a mão na massa”, explica Marcelo Noronha, engenheiro agrônomo que ministra o curso de horta urbana.

As aulas ensinam como os participantes podem plantar seus próprios alimentos sem nenhum tipo de agrotóxico ou fertilizante químico. “O legal é que as pessoas vão passar a entender que aquilo que aquilo que elas compram no mercado demora meses para crescer e, assim, vão dar mais valor aos alimentos”, comenta Marcone.

Por ser um espaço pequeno, o curso de Horta Urbana optou por plantas de ciclo curto, ou seja, entre 60 e 70 dias. Na cobertura do prédio estão os pés de alface, rúcula, agrião, escarola, almeirão, além de temperos como cebolinha e coentro e também as PANCS (plantas alimentícias não convencionais). Mais para frente, se vê um pequeno apiário apoiado em uma árvore para o curso de Apiário Urbano que é ministrado pela organização S.O.S Abelhas Sem Ferrão.

galeria_rock_verde3

Desmistificando a agricultura orgânica

A ideia dos irmãos surgiu há aproximadamente dois anos com o objetivo de acabar com o “tabu” sobre a agricultura orgânica. De acordo com eles, a maioria das pessoas imagina que comida saudável e plantada em casa é ruim, o que não é a realidade. “A Galeria do Rock trabalha há 25 anos desmitificando coisas e não seria diferente com alimentação. Como nosso público é muito interessado, resolvemos investir nessa conscientização”, conta Marcone.

Além da conscientização de quem faz o curso, o objetivo do Jardim do Rock é muito maior. A pretensão dos irmãos é levar o conceito de “telhado verde” para outros prédios do centro de São Paulo. O intuito é que outros condomínios adotem esse conceito e coloquem em prática em suas coberturas, criando hortas coletivas que sirvam de fonte de alimento para os moradores. “Mais que uma horta, será um ambiente de convivência e de humanização”, afirma Glauber. Os irmãos já têm propostas em andamento com três condomínios e estão apostando mais na ideia neste ano.

A Galeria do Rock também adota práticas sustentáveis relacionadas à energia e água. “Está vendo aqueles painéis? 80% da energia do prédio é gerada pelo sol. E também criamos manutenções específicas de controle de água. Isso reduziu 40% de nossa conta, o que significa R$ 12 mil”, orgulha-se Glauber.

Neste ano, o projeto contará com um mais um curso na grade. O “saúde radiante”, como será chamado, será focado em culinária e os participantes poderão aprender como preparar receitascom alimentos orgânicos e sucos. Para o futuro, além de querer ampliar o Jardim do Rock para outras coberturas do centro, os irmãos pretendem aumentar a gama de cursos para atrair cada vez mais a atenção das pessoas e, assim, incentivar a ecologia urbana. “Nós temos um fluxo de 25 mil pessoas por dia. Precisamos contar a elas como viver fora da caixa”, Marcone conclui.

SERVIÇO:
O Jardim do Rock oferece visitas guiadas aos interessados, às sextas-feiras, a partir das 13h e aos sábados às 14h. Para mais informações, acesse o site www.galeriadorock.com.br.

(Fonte: Revista Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *