A banana é rica em ferro ou potássio? Assada a fruta fica mais ou menos calórica? E a canela ativa mesmo o metabolismo? Comer carboidrato à noite pode? É melhor comer barinha de cereal light ou diet?
É com essa série de perguntas que Rita Lobo (uma grande inspiração para nós) inicia a aula “O que é alimentação saudável”, a primeira do curso online e gratuito “Comida de Verdade”, em que ela divide o espaço com o professor Carlos Monteiro. O curso está disponível no canal no Youtube do Panelinha (veja aqui), é atualizado às terças e quintas, ao meio-dia, e destrincha o assunto de forma didática. Nós assistimos as duas primeiras aulas e fizemos um resuminho aqui. Quem se interessa pelo assunto também deve procurar os livros e série do jornalista norte-americano Michal Pollan, um especialista em alimentação (já contamos por aqui) que fala da importância do ato de cozinhar para a nossa vida.
In Natura, Processados e Ultraprocessados
A aula começa com uma explicacão sobre o que é uma comida de verdade, termo amplamente utilizado atualmente, principalmente nas redes sociais. O professor explica que é a comida feita por você, do zero. Os alimentos de verdade são os que vêm da natureza, de plantas ou de animais, sem aditivos químicos. Óleo, sal, azeite, vinagre, pão, queijo, tomate pelado e feijão, por exemplo, apesar de serem industrializados, são considerados complementares. Vão te ajudar a preparar uma comida de verdade.
Já os alimentos ultraprocessados, como lasanha pronta congelada, refrigerante e carnes temperadas, não são considerados complementares, pois substituem inteiramente o hábito de cozinhar do zero e os alimentos de verdade. E são feitos com ingredientes que não temos na despensa de casa. Os alimentos “de mentira”, portanto, são formulações que contém substâncias de uso industrial.
Lista de compras
Na aula 2, o assunto é “Como mudar a alimentacão em casa”. Segundo Rita Lobo, é preciso investir tempo no planejamento, ou seja, pensar em comida: quantas refeições você vai fazer em casa, quantas pessoas vão comer e o que comprar. Para elaborar a lista de compras a dica é priorizar alimentos in natura ou minimamente processados, ingredientes culinários e alguns poucos alimentos processados. Junto com o professor Carlos Monteiro, a apresentadora-cozinheira também ensina a variar os alimentos durante a semana, a escolher quais deles congelar e a se organizar para não fazer compras a mais, ou a menos.
As próximas aulas serão as seguintes:
“Como saber se um alimento é saudável?”
“Como posso comer comida de verdade sem gastar mais?”
“Como fazer comida de verdade só para mim?”
“Como cuidar da alimentação da família?”
“Como comer bem na rua”
“Qual a melhor dieta?”
“Como aprendo a cozinhar?”
“Quais os utensílios indispensáveis na cozinha?”
O curso têm como base o ‘Guia Alimentar para a População Brasileira’, documento publicado pelo Ministério da Saúde em 2014, que reúne as diretrizes para uma alimentação saudável.