Publicado em

Os benefícios da ghee, a manteiga clarificada

A manteiga clarificada é mais saudável, não queima e tem o sabor mais apurado. Também conhecida como ghee ou “de garrafa”, na versão nacional adaptada, que fica na garrafa por meses, depois de passar pelo mesmo processo, e adquire um sabor mais rançoso. O que acontece é que, ao esquentar, os sólidos de leite da manteiga se separam e, no fim, você fica só com a gordura.

Como a ghee tem o ponto de fusão mais alto que a manteiga normal, o azeite e o óleo de coco, vira uma ótima opção para refogar ou fritar os alimentos. Pode ser usada em infeções, queimaduras e inchaços na pele. Além de ajudar a reduzir inflamações, contribui para o funcionamento do aparelho digestivo e é rica em vitamina A. Possuiu baixo teor de caseína, principal proteína do leite, e baixa lactose, portanto pode ser uma boa opção para intolerantes à lactose.

Não precisa ser refrigerada, desde que fique guardada num recipiente hermético. Dura cerca de 3 meses. Muito usada na culinária indiana, tem tudo para conquistar um espaço na sua cozinha também.

Existem algumas maneiras de fazer, como a do chef Claude Troisgros, neste vídeo. Mas nós selecionamos aqui a receita da Bela Gil:

Ingredientes:
250 gramas de manteiga sem sal

Modo de preparo:
Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio, mais para alto. A manteiga derreterá até começar a ferver. Observe que formará uma espuma e, em seguida, ela baixa. Quando formar a segunda espuma, aguarde alguns minutos e retire do fogo (formará uns cristais no fundo da panela, que é a lactose).

Após esfriar, coe e coloque em um vidro.

Deixe no freezer até endurecer e depois retire.

Está pronta para usar! Armazene fora da geladeira.

Tempo total de preparo: 10 min. + 30 min. de espera = 40min.
Rendimento: 1 pote de vidro de 200 gramas

(Fontes: Brasil Post, Que Marravilha! e Bela Gil)