Publicado em

Os benefícios das ervas para a saúde

Uma boa estratégia para reduzir a quantidade de sal na comida é apostar nas ervas. Além do sabor, elas contribuem para a saúde. Confira abaixo uma lista de temperos, seus benefícios para o organismo e os usos na cozinha:

Alecrim: possui ação antisséptica, anti-inflamatória, além de proteger o fígado e controlar a pressão arterial. Ele também pode ajudar no combater da depressão e nos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).
Pode ser usado para fazer chá e também temperar molhos, sopas e carnes.

Cebolinha: tem ação anti-inflamatória, ajuda a controlar a pressão arterial e auxilia no combate ao stress. Também tem propriedades antibacterianas e antifúngicas.
Erva largamente utilizada na culinária oriental, é usada em  carnes, peixes, frutos do mar e aves, além de sopas variadas, caldos e assados.

Coentro: Ajuda no controle da ansiedade e stress, contribui para a digestão e saúde dos olhos, ajuda a regular o açúcar no sangue, atua na melhora do sono, ajuda a eliminar bactérias e fungos, é anti-inflamatório, tem um potente efeito detoxificante de metais tóxicos.
Pode ser usado no suco verde, salada ou carnes. Uma dica legal é temperar o peixe com a erva, já que diminui em até 99% a absorção de mercúrio – metal tóxico frequentemente presente nesse alimento.

Hortelã: tem ação analgésica, estimulante, aromatizante, antioxidante, vasoconstritora, expectorante, previne problemas bucais e, ufa, ainda ajuda na digestão, aliviando problemas estomacais e intestinais.
Usada muito para preparo de chás e sucos, a hortelã pode dar mais sabor em pratos como feijão, batata, berinjela e cordeiro.

Manjericão: melhora o fluxo sanguíneo, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória.
Utilizado em molhos para massas, sopa de legumes, tomates, carnes, frangos e peixes.

Orégano: tem ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana. Também auxilia no combate a uma das bactérias responsáveis por úlceras gástrica e duodenal. Além disso, o orégano atua no sistema digestório, aumentando a produção de enzimas digestivas.
Vai bem no molho de tomate e também em ensopados e carnes

Salsinha: possui ação digestiva, combate cólicas menstruais e ainda é indicado para infecções urinárias e problemas renais. Também é rica em antioxidantes e age como anti-inflamatório.
Pode ser utilizada no preparo de legumes, assados, sopas, massas, carne e frango.

Sálvia: tem ação digestiva, diurética, hipoglicêmica, antisséptica, antioxidante e pode até prevenir queda de cabelo e ajudar no bom funcionamento do intestino.
Pode ser utilizada em carnes, assados e também conservas.

Tomilho: possui ação antioxidante e evita também o envelhecimento precoce. Ele ainda atua como antisséptico e ajuda combater doenças do aparelho respiratório.
O tempero é muito utilizado em ensopados, pratos com feijão e carnes.

Uma dica legal para substituir o sal no dia a dia é preparar uma mistura de ervas e deixar pronta num saleiro. É só bater no liquidificador:
1 colher (chá) de manjericão fresco
1 colher (chá) de orégano seco
1 colher (chá) de raspas de limão
Você pode fazer uma quantidade maior de uma vez, seguindo a proporção, e colocar num saleiro ou pote para usar no dia a dia!

Confira também os benefícios do açafrão-da-terra para a saúde

Fontes: revista Galileu, revista Exame e nutricionista Fernanda Scheer (informações sobre o coentro)