Publicado em

Ovo: um alimento completo

Vira e mexe o ovo é alvo de polêmica, já foi apontado como vilão do colesterol, acusado de aumentar a gordura do sangue, mas o fato é que estamos falando aqui de um alimento completo.

Estudos recentes demonstraram que o colesterol LDL (que é o considerado “ruim”) contido na gema é pouco e insuficiente para ser o responsável pelo aumento da incidência de doenças cardiovasculares na população. Outros fatores, atuando em conjunto, têm importância mais relevante, como a genética e o estilo de vida de cada um, aí incluídos o sedentarismo e a alimentação inadequada, rica em gorduras de todos os tipos ou carboidratos e pobre em fibras, verduras, legumes e frutas. A gema, sozinha, não teria destaque significativo. Além disso, na gema há também o HDL, que é o colesterol “bom” que, ao contrário, limpa as artérias e protege o organismo. A clara, por sua vez, está no foco de interesse de muitas pessoas, pois é basicamente constituída por uma das proteínas mais importantes e vitais para todos nós: a albumina.

O ovo possui alta qualidade nutricional, rico em proteínas de alto valor biológico, minerais como ferro, selênio, zinco e fósforo; vitaminas A, E, K e do complexo B; carotenoides e colina (importante componente do cérebro). A proteína do ovo é formada por aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo) e sacia com mais facilidade.

O ovo também é excelente para manter o corpo firme. Ele ajuda tanto no crescimento quanto na manutenção dos músculos. Benefícios promovidos especialmente pela ação da leucina – aminoácido que compõe a proteína da clara. Hoje, a maioria dos estudos e orientações médicas afirmam que consumir um ovo por dia é a quantidade ideal, considferando adultos ou crianças em boas condições de saúde

>> entenda a diferença entre os tipos de ovos: caipiras, orgânicos e convencionais.

Nutritivo e prático

Além de ser ótimo para a alimentação, o ovo é super versátil na cozinha. Mexido, cozido, na omelete ou crepioca. E, às vezes, ovo frito, porque é muito gostoso, não é mesmo? E vamos combinar que prepará-lo de uma dessas formas não requer muita habilidade! O ovo pode ser o prato principal substituindo outros alimentos que são fontes de proteínas (carnes, peixes, frango e leite).

Uma dica legal para evitar que a casca quebre no cozimento, é colocar uma colher de sopa de vinagre na água. Se você gosta dele molinho, deixe-o na água fervente por cinco minutos. Ou nove minutos se quiser ele duro.

Por fim, mas não menos importante: sempre que possível, escolha os orgânicos. Os ovos que vendemos na nossa feira online são da Vila Yamaguishi, produzidos por galinhas criadas soltas e com alimentação sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. Também não recebem remédios para o crescimento nem antibióticos. Tudo isso faz com que os ovos orgânicos possuam mais nutrientes. Além da certeza da origem dos alimentos, outra vantagem é o sabor intenso, as cores vivas, faz muita diferença no paladar. Para saber a diferença entre ovos orgânicos, caipiras e de granja, clique aqui

(Fontes: portal G1, revista Boa Forma e blog Nosso Mundo Orgânico)