Publicado em

Pequenos e valiosos truques na cozinha

Não exigem técnica tampouco talento. São só pequenos truques para adotar porque que fazem toda a diferença na cozinha. Tanto na organização do dia a dia da como na preparação de pratos corriqueiros.

Papel filme na geladeira
papel_filme

Quem já não se irritou perdendo alguns preciosos minutos num dia corrido tentando achar a ponta do papel filme? Na hora mais incoveniente, ele teima em não desgrudar do rolo. Pois se você guardá-lo na geladeira, sua vida vai mudar. A umidade deixa as pontas levantadas e o manuseio fica muito prático. Um bom lugar para colocar é na porta da geladeira. Só não esqueça de avisar os demais moradores da casa do local um tanto improvável.

Água quente para tirar o ardido da cebola
cebolapicada

Essa dica é para não gosta daquele ardido sucedido de sabor marcante na boca que a cebola crua deixa como rastro. E são muitas as receitas em que a cebola não é refogada, principalmente petiscos. Para esses casos, existe tem um truque simples e efetivo para suavizar seu sabor: ferva um pouco de água numa panelinha. Desligue o fogo e coloque a cebola picada em rodelas ou o formato que seja. Deixe por uns 3 minutos e está pronta para ser usada em aperitivos como guacamole, patê de atum, bruschetta, misturado no arroz e por aí vai. Ou seja, em qualquer receita em que ela caia bem, mas que a gente não precise ficar lembrando dela depois!

 

Exagerou no sal? Batata
No quesito sal, é sempre melhor faltar do que sobrar, não é mesmo? Para aqueles casos dramáticos em que a comida fica tão salgada a ponto de não dar vontade de comer, uma batata pode ajudar. Ao constatar sal demais numa sopa ou prato com molho, junte à panela uma batata crua picada e deixe cozinhar um pouco. Não faz milagre, mas melhora bastante.

 

Espuminha do leite
espumaleite

Esse não é um truque de primeira necessidade, mas um detalhe gostoso e acessível. Sabe aquela espuminha do leite das máquinas de café? Da pra fazer em casa, se tiver um recipiente grande com tampa e leite fresco gelado. Chacoalhe o leite no pote até dobrar de volume. Destampe e leve ao microondas por 30 segundos e você terá uma espuma firme para apreciar um bela café com espuminha.

Tem uma dica certeira para compartilhar? Manda para a gente que incluímos nessa lista: contato@35.199.78.141

Fontes: conhecimentos adquiridos na prática e, nos dois últimos ítens, Revista Cláudia, veja mais dicas aqui neste link