A biomassa de banana verde, além de super versátil na cozinha, pois pode substituir o creme de leite em várias receitas, é um alimento maravilhoso para a saúde. Nós separamos nesse posts todos os benefícios em consumir, como usar e, é claro, como fazer em casa. Como nem todo mundo tem tempo para preparar, colocamos à venda uma já pronta em nosso site. Mas é bem fácil de fazer e com apenas dois ingredientes: banana verde e água.
Para encomendar banana verde fala com a gente pelo email contato@34.95.187.234 ou WhatsApp 9 8709-7448
A receita abaixo é para 3 bananas verdes. Para fazer mais é só aumentar a proporção de água também. Dura 5 dias na geladeira ou 3 meses congelada.
Como fazer:
Corte as bananas da penca sem deixar sair a polpa e lave bem.
Coloque para cozinhar numa panela de pressão com água, o suficiente para cobri-las.
Quando pegar pressão, deixar cozinhar por 8 minutos.
Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.
Descasque as bananas e em seguida bata a polpa no liquidificador com um mínimo de água filtrada ou mineral até virar uma pasta bem cremosa.
A receita acima é da Bela Gil e fica assim (colocamos o link do vídeo no fim do texto):
Você pode usar em muito tipos de receitas, doces e salgadas:
Brigadeiro
Bolo
Omelete
Salpicão de frango
Estrogonofe
Molhos
Supersaudável
– A biomassa é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. Por ser resistente, ele não é digerido e nem absorvido.
– No intestino, a biomassa é utilizada por bactérias boas do nosso organismos, chamadas de probióticos, como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes e barreira entre o meio externo e meio interno.
– A biomassa auxilia no funcionamento intestinal, agindo na prevenção e tratamento de quadros como diarreia, constipação, prevenção de doenças como câncer, obesidade, colesterol e triglicerídeos alterados e diabetes.
– É rica em vitaminas como A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio.
8 Benefícios da Biomassa
1 – Melhora o funcionamento do intestino
2 – Recupera a microbiota intestinal, melhorando o sistema imunológico.
3 – Por ser rica em fibra é capaz de promover saciedade sendo aliada do tratamento para obesidade.
4 – Reduz a absorção de gordura da dieta.
5 – Reduz a absorção de glicose da dieta.
6 – Na culinária pode substituir o leite condensado, creme de leite, maionese porque, ela funciona como um espessante.
7 – Nas preparações sem glúten, ela melhora a textura deixando as preparações mais macias.
8 – Fonte de vitaminas antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também contração muscular.
Amiga da dieta
Por ser uma excelente fonte de fibras, melhora o funcionamento do intestino, reduzindo assim reabsorção de hormônios e toxinas diretamente ligados ao acúmulo de gordura. Promove saciedade, fazendo com que a pessoa consuma menos alimentos e também inibe a absorção de gordura e açúcar da alimentação, sendo uma aliada no processo de emagrecimento.
Indicada para quem tem restrição alimentar
Por auxiliar na recuperação da saúde intestinal e impedir a absorção de gordura e açúcar na dieta, a biomassa é indicada para quem tem restrições alimentares como intolerância ao glúten, à lactose, possui diabetes ou alergias alimentares. Recuperando a saúde intestinal, o organismo fica mais protegido e mais fortalecido para a digestão de alimentos permitidos, reduzindo os sintomas da intolerância.
Para todas as idades
A biomassa pode ser consumida para todos, desde crianças, adultos, gestantes, nutrizes e idosos. Não há contraindicação, apenas adequações de consumo diário . É muito benéfica à saúde e deve ser introduzida no dia a dia.
Sugestão de consumo
De 2 a 4 colheres de sopa por dia
Ah, e não precisa jogar a casca da banana fora. Como ensina a nossa cliente Tati Guidi, depois de preparar a biomassa dá pra aproveitar a casca para fazer o que ela chama de “casca louca”:
Ela desfia e assa junto com cebola, pimentão, azeite, orégano, sal rosa, pimenta do reino e um pouco de vinagre. Deixa no forno por uns 40 minutos e pode ser usado em várias receitas. Segundo ela, parece carne louca!
(Fontes: Blog Barra de Cereal, Bela Gil, Tathy Araújo)