
A abóbora seca (também conhecida como “de pescoço) é o ingrediente ideal para fazer doce de abóbora orgânica. Como destaca a autora da receita, Raquel Arellano, do blog Gordelícias, essa variedade é mais fibrosa e por isso deixa a textura do doce melhor. Mas dá certo fazer com outros tipos também, viu?
Ingredientes
• 500 g de abóbora (use a abóbora seca, também conhecida como pescoço, de preferência)
• 2 colheres de sopa (cheias) de açúcar (que pode ser substituído pelo demerara orgânico)
• 3 cravos da Índia
• 1 rama de canela (opcional)
• 100 g de coco ralado fresco
• 1/4 de xícara de água
Modo de Preparo
1. Retire a casca da abóbora e corte em cubos pequenos. Caso você use alguma abóbora de outro tipo, dispense também as sementes.
2. Em uma panela, acrescente a abóbora com o açúcar e os cravos (e a canela, se você usá-la na sua receita). Em fogo médio, mexa os ingredientes até que a abóbora comece a soltar água. Daí, diminua o fogo para baixo, tampe a panela e deixe cozinhar. PS: a abóbora vai soltar bastante água durante esse processo mas pode ser necessário acrescentar um tico d’água caso não seja suficiente.
3. Deixe cozinhar por mais ou menos uns 20 minutos. A abóbora vai amolecer a ponto de você conseguir amassá-la com a própria colher. Quanto mais você cozinhar, mais apurado fica o sabor.
4. Quando a abóbora estiver bem molinha, desmanchando, acrescente o coco ralado e mexa um pouco mais, para misturar bem.
5. Deixe cozinhar por 10 minutos e apague o fogo. Retire os cravinhos e reserve. Sirva com sorvete, queijo ou coma puro mesmo.
Rendimento: 4 porções