
Aprender a fazer leite a partir de vegetais é uma opção nutritiva para quem quer diminuir ou cortar o consumo do leite de vaca. Além do coco, vários grãos e sementes servem para o preparo. Pode ser consumido puro, adoçado com mel, com café ou batido com frutas, por exemplo. Aqui vão algumas receitas de leites vegetais para fazer em casa:
leite de coco: bata o coco fresco com água morna e coar
leite de castanha de caju: use um copo de castanhas para três a quatro de água. Bata e coe bem, rende 4 copos.
leite de amêndoas: coloque de molho, por menos 8 horas, 1 xícara de amêndoas cruas. Escorra e bata com 2 xícaras de água filtrada. Coe com uma peneira ou esprema as amêndoas num pano para sair o leite.
leite de arroz integral: deixe de molho, por 8 a 10 horas, dois copos cheios de arroz, Escorra e leve ao fogo com o dobro de água. O arroz deve ficar ao fogo sob a medida da mão, ou seja, assim que a mão não suportar mais o calor, é hora de desligar e abafar. Bata e coe várias vezes seguidas. Dois copos de arroz rendem meio litro de leite.
Dicas:
» Lave bem os grãos antes de começar o processo de “tirar o leite”.
» Todo resíduo poderá ser reaproveitado em sopas, mingaus, assados ou na confecção de pães e tortas.
» Para obter uma consistência homogênea, os leites vegetais necessitam ser coados de três a quatro vezes em peneira fina ou pano macio. Coe, separe o bagaço e volte a coar sucessivamente. No caso de optar pelo pano, faça um saquinho largo e reserve-o só para esse fim.
» Os leites vegetais não toleram temperaturas elevadas. Conserve-os sempre em geladeira e se precisar aquecer, não deixe ferver, pois podem talhar. O uso da canela é indicado quando o leite for aquecido.
(fontes: Cantinho Vegetariano e Fernanda Scheer Nutri | Foto: Kitchenaid)