Shakshuka: ovos e tomates em uma só panela

A Shakshuka é uma prato tradicional israelense, consumida tanto no café da manhã como jantar. A base da receita é simples : ovos cozidos com gema mole em um molho de tomate picante. Uma das graças (e vantagens) é que é feita em uma só panela. Fica lindo e apetitoso, ideal para aqueles dias em que a vontade é comer algo bem gostoso e reconfortante sem ter muito trabalho.

Nos inspiramos na receita do site Panelinha e ilustramos com uma foto do Ny Times.

Ingredientes:

4 ovos
1 xícara de molho de tomate
1/2 pimentão vermelho
1/2 cebola
1 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite
1/2 colher (chá) de coentro
1 pitada de pimenta calabresa seca (você pode usar outros temperos também, como páprica, comih, zaatar, etc)
sal a gosto

 Modo de Preparo

1. Faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola e o alho; lave, seque e corte o pimentão ao meio; descarte as sementes e corte uma das metades em cubos pequenos – reserve a outra metade para uma próxima receita.

2. Leve ao fogo médio uma frigideira grande (aproximadamente 26 cm de diâmetro). Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e o pimentão. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos, até murchar. Junte o alho, tempere com a pimenta calabresa – cuidado para não exagerar, vá aos poucos! – e mexa por mais 1 minuto.

3. Abaixe o fogo, junte o molho de tomate, coloque sal e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até encorpar.

4. Com uma espátula, abra quatro cavidades no molho – é nesse espaço que os ovos irão cozinhar. Quebre os ovos numa tigelinha, um de cada vez, e transfira com cuidado à frigideira. Tempere cada ovo com uma pitada de sal e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos.

5. Passado os 5 minutos tampe a frigideira e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, até que as claras fiquem cozidas e as gemas permaneçam moles (se preferir as gemas cozidas, leve a frigideira ao forno preaquecido a 180 ºC para finalizar o cozimento). Salpique coentro picado e sirva a seguir com pão italiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *